14 de agosto de 2016

Santa Ceia e a primogenitura

A primogenitura e a santa ceia representam os mesmos princípios do Reino de Deus. A primogenitura desde o velho testamento é um princípio do Reino de Deus relacionado com a ação de "dar comida e bebida". Igualmente, na santa ceia "Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: Tomem e comam; isto é o meu corpo. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: Bebam dele todos vocês." 

Jacó e Esaú estiveram numa relação de dar comida e bebida. Jacó deu pão, água e lentilha para Esaú, este não deu nada para seu irmão. Neste contexto, a primogenitura passou a ser de Jacó.

Jó no capítulo 1 está servindo apenas os filhos e estes filhos de Jó comiam banquetes sozinhos, com isto, morreram comendo e bebendo na casa do primogênito e Jó foi afligido. No capítulo 42, Jó faz orações para amigos e recebe em sua mesa todas as pessoas que o conheciam, ou seja, Jó passou a dar comida e bebida para as pessoas. Observe a diferença entre o Jó do capítulo 1 e do capítulo 42. O primeiro Jó comia sozinho com filhos, o segundo Jó dava comida e bebida para as pessoas.

Gideão passou em Sucote e pediu pão. Os moradores de Sucote negaram comida para Gideão. A consequência é que Sucote foi arranhado com espinhos do deserto e o filho primogênito de Gideão não participa da vitória contra os inimigos. Novamente a primogenitura está relacionada com a ação de dar comida e bebida por que Gideão pede comida e Sucote nega comida, ambos negligenciaram a primogenitura, principalmente Sucote.

O copeiro e o padeiro também revelaram a primogenitura como ação de dar comida e bebida. José interpretou o sonho destes, o copeiro deu bebida por que entregou um cálice nas mãos de Faraó, o padeiro ficou com os pães sobre a própria cabeça, nenhuma frase mostra o padeiro dando pão para Faraó. Então o copeiro viveu e o padeiro foi condenado. Este contexto não usa a palavra primogenitura mas o significado é o mesmo.

Portanto, observa-se que muitos deram comida e bebida: Jacó, Jó do capítulo 42, o copeiro e outros. Todos estes estavam envolvidos com princípios do Reino de Deus representado com dar comida e bebida. 

A santa ceia de Jesus também apresenta os mesmos elementos. Jesus dá comida e bebida para os discípulos e até afirmar que não beberia mais.  "Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: Tomem e comam; isto é o meu corpo. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: Bebam dele todos vocês." 

Jesus demonstrou um estilo de vida relacionado com "dar comida e bebida" e descreveu isso como seu próprio corpo e sangue. 

Evidentemente, tem relação com servir as pessoas a santa ceia (dar comida e bebida). Desta forma, você toma santa ceia todos os dias quando dá "comida e bebida" para alguém. Quando você faz orações e pregações para as pessoas você está participando do corpo e do sangue de Jesus Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário